sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Atividades 6 º ano- Solo e Problemas Ambientais

1)Leia o texto abaixo e responda as questões.

A defesa do solo e seu manejo adequado
Os ecologistas protestam contra a poluição do ar, dos rios e dos mares, defendem a flora e a fauna, mas raramente se preocupam com um tema da maior importância, a defesa do solo. É nele que as raízes se fixam para que os vegetais possam crescer, à custa da água e dos nutrientes disponíveis. Sem vegetação para protegê-lo, o solo sofre o impacto direto das chuvas, cujas águas correm pela sua superfície causando a erosão. Os solos perdidos com a erosão desembocam nas nascentes de água, como rios, lagos, etc.
Assim, os diversos prejuízos são a baixa fertilidade do solo, alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes. Os resultados diretos e indiretos da erosão causam danos muitas vezes irreversíveis que expressam as perdas de solo e água, quando o homem passou a explorar intensivamente os solos.

a) Apresente os dois agentes naturais que ajudam no processo de erosão.

b)No texto são apresentadas algumas consequências para o ambiente devido ao processo de erosão. Retire do texto uma frase que comprova essa afirmação.

c) Expresse a sua opinião científica sobre o por que de se proteger o solo.

2-O desmatamento pode trazer diversas consequências para a sociedade e ambiente, EXCETO:
a) Aumento do processo de erosão dos solos.
b) Modificações climáticas com elevação da temperatura.
c) Provocar a desertificação em extensas áreas.
d) Diminuição do processo de erosão dos solos

3-Com relação ao lixo doméstico produzido nas cidades brasileiras,  é correto afirmar que:
a) A maior parte do lixo doméstico é depositada em aterros sanitários apropriados, o que elimina a possibilidade de contaminação do lençol freático.

b) Há uma grande quantidade formada de plásticos, vidros e metais, facilmente decompostos na
natureza.

c) A reciclagem poderia ser a solução para o lixo doméstico, composto de plásticos, papéis, vidros, metais e borrachas, que são materiais reaproveitáveis.

d) 100 % da população urbana brasileira tem acesso ao serviço de coleta de lixo, o que demonstra a
preocupação  dos políticos brasileiros com o meio ambiente.

4-A erosão do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, e algumas vezes são influenciadas pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

(1) Algumas atividades no manejo da terra colocam em risco as áreas agrícolas pela perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.

(2 )A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura.

(3) O processo de erosão diminui a produtividade da terra, o que leva a um aumento do uso de Fertilizantes  químicos.

(4) A erosão natural, acelerada por processos de contribuição humana, pode transformar completamente as paisagens.

-Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

5-Leia o texto e responda:
Lama de rejeitos de ferro avança no mar e deve superar 9 km de costa.
A onda de lama percorreu 650 km de rio desde o rompimento da barragem de Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015. O desastre deixou 8 mortos identificados e 11 pessoas desaparecidas - há ainda quatro mortos não identificados - e chegou à costa capixaba no pico da época de desova das tartarugas.
A onda de lama da mineradora Samarco chegou com tudo ao oceano no domingo (22/11/2015), formando uma enorme mancha marrom que se projetava quilômetros mar a dentro desde a foz do rio Doce, em Linhares, no norte do Espírito Santo.
Uma pluma inicial de água barrenta já havia atingido a costa no fim da tarde de sábado, mas se formou  uma mancha muito mais escura e densa, com aparência de leite achocolatado. A área afetada faz parte da Reserva Biológica de Comboios em (Regência) uma área de proteção costeira usada para desova de tartarugas-marinhas, incluindo a tartaruga de couro, uma espécie criticamente ameaçada de extinção. O coordenador nacional do Centro Tamar-I, Joca Thome, sobrevoou a mancha e voltou para terra visivelmente emocionado. "Nem sei o que falar. É terrível; uma calamidade", disse, após sair do helicóptero. "Parece uma gelatina marrom se esparramando mar adentro."
a    De acordo com o texto quais foram as consequências causadas pelo rompimento da barragem em Mariana (MG)?

6-Observe o mapa e responda:

a)Quantas cidades do Espírito Santo foram atingidas pela tragédia que ocorreu na cidade de Mariana em Minas gerais? Cite o nome das cidades.

b)Quantos dias era a previsão de chegada da lama contaminada em Linhares?

     Na realidade a lama percorreu vários municípios de Minas Gerais e Espírito Santo e foram quantos dias para chegar no oceano?

7-Descreva o que você acha sobre a ação do homem no meio ambiente.

2 comentários: